As Duas Mulheres 

Símbolo do Velho Israel e da Igreja de Deus


Quando olhamos para a Bíblia, nos deparamos com uma sequência de histórias e supomos que ela é simplesmente um tratado historiográfico dos acontecimentos vividos pelos patriarcas, profetas, reis e, no novo testamento, os apóstolos e o Jesus Histórico.


É claro que isso também, a bíblia apresenta uma série de fatos que aconteceram de fato e historiadores das principais universidades do mundo (inclusive ateus) constataram a veracidade da existência das personagens, das cidades e dos reinos alí descritos. Porém, quando buscamos encontrar a Mensagem do Espírito que alí foi depositada para nossa edificação, devemos antes tirar o que de humano alí se encontra ou seja, devemos tirar a historiografia, a sociologia, política, arqueologia e até, psicanálise e linguística que os escritores do livro sagrado, valeram-se para alí depositarem a Revelação de Deus iniciada pela Lei e Profetas, mas revelado em totalidade no Cristo (Hb 1,1) que alí vemos e em nós, sentimos.


O Evangelho de Mateus, segundo o teólogo e arqueólogo, professor do Departamento de Religião e Clássicos do Macalester College, J. Andrew Overman, apresenta o conflito entre a comunidade de Mateus ( situada, na época [80 d.C], em Antioquia, na Síria [At 11,19-26; 13,1]) e o Judaísmo que se formava naquela época, naquele território.


Depois da queda do Templo de Jerusalém (70 d.C), os fariseus irão estar mais em evidência pois, os saduceus, grupo que na época de Jesus, tinha seu poder legitimado por ocuparem os mais altos escalões da aristocracia judaica intimamente ligada ao Templo de Jerusalém, agora, os fariseus (grupo judeu de postura extremamente reformista), mestres da Palavra e da Lei que tiveram sua primeira gênese durante o Exílio Babilônico e, depois do exílio, continuaram a se encontrar também em Jerusalém e Israel, para a leitura dos textos sagrados da TaNaKi (Torá/Lei-Ensino, Neviin/Profetas e Ketuvin/Escritos).


Dessa forma, é esse o contexto que está inserido o Evangelho de Mateus e isso explica a maior parte dos embates de Jesus contra os Mestres da Lei, os Fariseus e Saduceus.


A bíblia, mais do que um relato histórico de acontecimentos, ela teve como principal propósito, fortalecer e aquecer a fé daqueles judeus-cristãos do primeiro século que, esperando o retorno prometido pelo Cristo, viviam as afrontas dos Judeus, dos Gregos e dos Romanos pois, a fé no Cristo era escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1 Cr 1,23). 


O capítulo 9 desde evangelho mostra de forma evidente essa relação e, no centro da narrativa, temos a mulher do fluxo de sangue e a menina morta. Ambas com 12 anos, uma de idade e outra de sofrimento.


Dessa forma, o capítulo 9 tem três fatos anteriores (Paralítico curado – v. 1-8 | Convite de Mateus o Publicano – v 9-13 | O Vinho em Odres v. 14-17) e três fatos posteriores (Os Dois Cegos – v. 27-31 | O Mudo – v. 32-34 | O Anúncio da Boa Nova do Reino – v. 35) e no CENTRO a situação das duas mulheres (mulher do fluxo de sangue e a filha do centurião morta – v. 18-26) e finaliza este capítulo com uma conclusão (v. 36-38) onde Jesus apresenta a sua Missão, ou seja, ser o Pastor para as Ovelhas que estavam perdidas.


O início do capítulo 9, na situação da cura do paralítico (v. 1-8,) Jesus apresenta seu poder de curar pecados, mas, quando constatou a dúvida dos fariseus e a acusação de blasfêmia (v. 3) Ele logo questiona sobre o que seria mais fácil fazer, FALAR que pecados estavam perdoados ou fazer o parlítico andar. Assim, este trecho termina com o ex paralítico voltando pra sua casa andando.


Todo o capítulo 9 será uma narrativa em relação a este conflito, se Jesus podia ou não Perdoar Pecados.

Depois dessa situação, é apresentada a figura de Mateus (v 9-13,) porém, nos outros evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas) ele é apresentado como Levi, dessa forma, este nome não foi colocado aleatoriamente aí pois Levi era a tribo sacerdotal de Israel ou seja, a tribo que recebia as ofertas e sacrifícios apresentados a Deus no Templo. Porém, Mateus estava na coleta de impostos assim, o sujeito deixou seu sacerdócio para ser coletor de impostos para o Império Romano.


Ser coletor de impostos era a pior coisa que um sujeito poderia ser naquele contexto histórico-político-social pois, como poderia colher impostos da terra que o próprio Deus entregou para o seu povo. E mais, Mateus era levita, então, ao invés de colher e entregar impostos para o Império, ele deveria receber e entregar os sacrifícios a Deus.


Jesus, sendo judeu e filho de Deus, não desprezou Mateus/Leví, mas o chamou para ser apóstolo e o mesmo, segundo os Pais da Igreja (Pápias/Bispo de Hierópolis na Frigia, Eusébio de Cesaréia, Irineu de Lião e Orígenes de Alexandria) afirmam que foi o autor deste evangelho.


Quanto a vinho novo (v. 14-17), Jesus traz um Novo Testamento, mas não foi aceito pelos judeus por que estavam extremamente ligados a uma ideia equivocada do Velho Testamento assim, Jesus coloca seu Evangelho em odres novos e o faz prosperar mesmo nas mais aterradoras afrontas vividas pelo povo de Deus na História.


No outro bloco de narrativas, após o relato das mulheres, está o texto dos dois cegos (v. 27-31), reconhecem Jesus como Filho de Davi. O Evangelho de Mateus apresenta Jesus nessa genealogia desde seu início (v. 1-17) assim, ele é o único capaz de explicar a Lei de Moisés pois é o Messias, filho de Davi que veio instituir o Reino dos Céus. Os cegos conseguiram ver o que os Escribas e Fariseus, doutores da Lei, não conseguiram constatar e saíram a testemunhar os feitos de Jesus.


Nos versículos 32 à 34, é apresentado um mudo que Jesus também realiza o milagre sendo este, o de voltar a falar e o de expulsar um demônio. Neste texto não está associada a dificuldade de falar com a presença do espírito maligno, mas apresenta Jesus tendo poder sob a natureza humana/material/carnal e espiritual/seres do mal. Porém, vendo este ato, os fariseus ainda o apresenta como chefe dos demônios assim, esta estratégia é evidenciado como estratégia das elites judaicas para provocar o descrédito na obra messiânica de Jesus.


Assim, esta estrutura concêntrica termina com (v. 35) com Jesus percorrendo as cidades e levando a mensagem da Boa-Nova do Reino e realizando os atos que evidenciam seu apostolado. Ou seja, levando o Vinho Novo para aqueles odres Novos que poderão receber a sua mensagem!


Mas e as Mulheres?


No centro desta narrativa estão duas mulheres. Uma que há 12 anos vivia uma doença que a deixava impura e a impedia de seu convívio social e religioso. Ela foi tirada de sua família e do Templo, assim, sua impureza a maculava e a deixava doente e sem viver tudo que uma vida poderia lhe proporcionar.


A outra mulher é uma menina de 12 anos que morre. Ela, filha de um centurião que reconhece em Jesus o que os Fariseus não reconheceram, ou seja, os fariseus não acreditavam que Jesus poderia perdoar pecados, mas o Centurião Romano confiou e acreditou que Jesus poderia salvar a sua filha da morte. Neste trecho, vemos o Odre Novo sendo um NÃO JUDEU que expressou ainda mais fé do que o povo de Israel que há séculos já via a ação de Deus em sua vida e sua história.


Tanto uma mulher quanto a outra trazem o NÚMERO 12. Este número representa as 12 tribos de Israel sendo ela há muito tempo doente e impura, fato este evidenciado na mulher sofrendo há 12 anos e já morto, e isto evidenciado na morte da menina. 


Assim, Israel estava IMPURO e JÁ MORTO!

Outro detalhe é POR QUE o escritor de Mateus apresenta este centro com MULHERES?


As mulheres apresentam Israel que é a Noiva do Cordeiro que se PROSTITUIU com DEUSES ESTRANHOS como apresentado pelo Profeta Oséias e também, a Igreja que foi escolhida para ser o Corpo e Esposa do Cristo. Assim, as duas mulheres mostram o Velho Israel (Doente, Impuro e Morto) e a menina ao ressuscitar, apresenta o Novo Israel (Vivo e Forte).


Aplicação Pessoal


O Capítulo 9 de Mateus apresenta categoricamente que Jesus tem todo o poder para PERDOAR PECADOS, PURIFICAR, e TRAZER VIDA A TODA A HUMANIDADE!

Além disso, no último trecho (v. 36-38), é nos apresentado Jesus como o Bom Pastor que, encontrou as suas OVELHAS PERDIDAS dessa forma, somos convidados a nos entregar para viver EM CRISTO, a Vida e sermos Guiados, Curados e Cuidados pelo nosso Bom Pastor que Deu a sua PRÓPRIA VIDA, Por  nós!

Comentários